Internet no smartphone em viagem internacional
Ficar conectado ou não nas viagens?
Essa questão divide muitas opiniões, especialmente porque muita gente acredita que atrapalha a viagem. É preciso estar conectado com bom senso. Usar a internet em favor da viagem pode ser maravilhoso e extremamente útil. E melhor: pode tirar a gente de cada “enrascada”…
Para dirigir nos Estados Unidos, por exemplo, é indispensável. Quantas vezes, no caminho para um lugar, avistei um restaurante que me senti atraída e resolvi consultar as críticas antes de entrar? E, como facilita para dirigir e usar o GPS! Que coisa mais legal é poder usar o mapa “on time“. Que delícia é, mesmo com cronograma, dar a louca e mudar o trajeto do dia com a ajuda do celular para escolher o “melhor” ponto! Que bom é poder resolver rapidinho do outro lado do mundo! Ou, fazer aquela ligação quando você está dando uma “respirada” no percurso do dia!
Leia também
Dá para perceber que sou muito a favor do uso do celular em prol da otimização e da qualidade da viagem. O w-fi do hotel não é suficiente para mim em uma viagem. Todo mundo quer usar o smartphone, mas não quer entrar no “vermelho”. Portanto, esqueça a opção “roaming” – que é um absurdo de caro!
Há uma maneira mais barata e muito fácil de ficar conectado. É o SIM card (subscriber identity module) é uma das maneiras mais baratas para isso! Salve o chip de celular!
E você vai fazer uma viagem longa de avião, carro ou ônibus? Separamos dicas para você de como programar sites de graça! Trata-se de um artigo leve e ao mesmo tempo completo para voce tornar sua longa jornada na estrada (ou nos céus) mais divertida!

Como é usar internet no celular no exterior?
O SIM card é um chip para dispositivo móvel, com tecnologia GSM, encontrado nas principais operadoras de telefonia dos países de todo o mundo. O celular precisa ser desbloqueado e aceitar o 3G (em alguns casos, o 4G).
As operadoras locais oferecem plano ou pacote pré-pagos. Muitos até se referem como “chip pré pago”. A velocidade da internet costuma ser de 500Mb, mas isso pode variar. E, em muitos países, o acesso a internet é bom e barato. Há também alguns chips que são válidos para o mundo todo (MaxRoam, One Sim, World Sim, por exemplo). Na minha opinião, usar o chip pré-pago da operadora local é o mais interessante!
Você coloca atrás do telefone, no mesmo lugar do seu chip. Muitas pessoas tem dúvida se é possível usar o número do Brasil quando usa o chip pré-pago de outro país. A resposta é não é possível! Mas, o seu número do What’s app não muda e você continua o usando!
Os sites PrePaid GSM e Pay as you go SIM with Data dá para pesquisar as operadoras de diversos países de todo o mundo. Facilita o planejamento de viagem. Dá para escolher a operadora daqui.
Deixe-me abrir um parêntesis, por gentileza! É no momento do uso dessas opções pré-pagas no exterior que vemos o absurdo que pagamos na telefonia móvel no Brasil.
Posso usar o meu cartão SIM para uma viagem futura?
Depende. Geralmente, o cartão SIM possui data de validade. Então, mesmo que você volte para o mesmo país, pode ser que a data tenha expirado. A data de validade varia. Em alguns casos estão em concomitância com o plano, em outros por 3 meses. Depois de um determinado período (que varia para cada operadora), o cartão (incluindo o número) será desativado. Nesse caso, você terá que obter um novo cartão, caso retorne para a cidade que comprou.
O chip da T-Mobile que compramos nos Estados Unidos já viajou com alguns amigos nossos tempos depois. Funcionou normalmente.
A experiência do VIAGEM DIGITAL
Abaixo segue as operadoras que já usamos, com os respectivos lugares. Vamos completando à medida que usarmos mais!
- Estados Unidos. T-Mobile. 500 Mb de internet, com ligações e SMS ilimitados para todo os EUA.
- Canadá. Koodo Mobile que usamos. 1G de internet, com ligações e SMS ilimitados para todo o Canadá.
Dicas extras sobre SIM card no exterior
- Geralmente, a internet já funciona minutos depois. Há lugares do mundo que precisa de um prazo de 12-24 horas. Programe-se!
- Mescle o uso do wi-fi com a internet móvel. Download/upload de fotos realize apenas no wi-fi. É mais sensato!
- Não compre dos quiosques nos Estados Unidos! Há quiosques que vendem o SIM card pré-pago (assim como as bancas de revista aqui no Brasil). Nos quiosques, o valor é bem mais caro que nas lojas oficiais das operados. Para que pagar mais caro, se você pode pagar mais barato.
- Dá para usar o skype! Muita gente tem dúvida se a internet do cartão SIM permite usar o Skype. Dá sim, minha gente! Mas, se você puder usar o wi-fi, melhor, né?
Usou internet em algum lugar? Possui alguma dúvida? Quer compartilhar algo conosco? Deixe o que pensa nos comentários!
Veja também

6 dicas úteis para quem vai para Miami

Budget: nossa experiência com aluguel de carro em Miami (Flórida)

Confidence Travel Card: primeiro cartão pré pago em pesos argentinos

Eletrônicos e eletrodomésticos em Miami: onde comprar?
Um comentário para: “Internet no smartphone em viagem internacional”
Viagem Digital
Henrique, querido,
Obrigada por seu comentário! Internet ajuda muito na viagem, especialmente, na consulta do GPS. Precisar de algo, só falar!
Beijinhos. Cris.