Passeio no Atacama: Termas de Puritama
Continuo mostrando os passeios no Deserto do Atacama… Quero mostrar mais um passeio incrível que você não pode deixar de fazer.
Eu não entendo por que muitos turistas que visitam essa região não fazem esse tour. Talvez por desconhecimento, desinteresse ou por gosto mesmo.
Termas de Puritama é um passeio para relaxar, estar em contato com a natureza, curtir o sol, água…
Geralmente, as agências em San Pedro de Atacama que organizam os tours, oferecem esse passeio na parte da tarde, por volta de 14h até umas 18h (mais ou menos). Não são todos os lugares que oferecem esse tour.
Leia também
- Banff e Lake Louise no Canadá: roteiro de dois dias pelas montanhas rochosas
- Passeio no Atacama: Lagunas Altiplanicas + Salar de Atacama
Assim como o Geysers del Tatio, esse é um passeio que eu aconselho fazer. Inesquecível e divertido.
Não esqueça que você paga o passeio, mas precisa pagar uma entrada. Na época que viajei, a entrada custava $11.000,00 para o dia inteiro e $5.000,00 (metade do dia). Uma entrada carinha, né?
Termas de Puritama é um lugar composto de piscinas termais e fica numa espécie de vale, entre as “montanhas”. Há uma passarela de madeira que liga as águas termais. O visitante pode ficar imerso na água o tempo que quiser (até o horário de fechar).
Leve toalha, roupa de banho, óculos escuro, roupa para trocar, muita água e, até mesmo, um lanchinho (biscoitinhos, água, suco, frutas). Os chilenos costumam até levar pequenas caixas térmicas (tudo muito discreto) com suco, água, coisas desse gênero. Eu fiquei até pensando que esse lugar seria excelente para fazer um piquenique absurdamente diferente.
O local possui uma estrutura razoável com banheiros, mesinhas. Não há nenhum lugar que venda algo para comer! Com uma pequena área construída, possui massagem para quem quiser pagar.
Eu diria que “turistar” nesse lugar é uma espécie de momento Spa em pleno deserto. E a água é quentinha. Temperatura de cerca de 34ºC quando fui (novembro/2011). Uma delícia… Muito surreal.
É algo indescritível que não envolve só a paisagem, mas muitas sensações, o contato com a natureza e um grande momento de paz.
A única ressalva é que é um passeio muito curto. A vontade que dá é de ficar um dia inteiro curtindo esse lugar. Para quem tiver disposição, talvez, pode ser interessante arranjar um motorista que leve até esse lugar para passar mais tempo.
Quer conhecer outro lugar do Chile? Veja o Roteiro de Santiago do Chile.
Para curtir sem pressa e esquecer todos os problemas da vida…
Imagens:
© Viagem Digital
Veja também
Passeio no Atacama: Lagunas Cejar + Ojos de Salar + Tebinquiche
Passeio de escuna em Paraty (RJ)
O que levar para uma viagem no Deserto do Atacama?
Passeio no Atacama: tour astronômico “Space Celestial”
3 comentários para: “Passeio no Atacama: Termas de Puritama”
Roberto Bérgami
Um dia farei uma viagem de carro pelo Chile. Que país!
Gabriel
Olá, você poderia me informar por que agencia fez o tour na epoca? Vou pra lá em dezembro e não estou achando nenhuma agencia
Viagemdigital
Gabriel,
A agência que comprei os meus passeios no Atacama foi a Andes Expediciones. Está localizada na Caracoles, 174, em San Pedro de Atacama. Essa foi a agência mais barata de todas na época. Eu fiz cotação antes de viajar e no local. Espero tê-lo ajudado.
Beijinhos. Cris.